fbpx

O que é desenquadramento de MEI?

Compartilhe

O MEI (Microempreendedor Individual) é uma categoria empresarial que foi criada para formalizar os pequenos negócios e empreendedores individuais. No entanto, é importante lembrar que existem algumas regras e limites que devem ser respeitados para manter o enquadramento como MEI. Caso essas regras sejam desrespeitadas, pode ocorrer o desenquadramento de MEI.

O desenquadramento de MEI ocorre quando o empresário ultrapassa os limites estabelecidos para essa categoria empresarial. Os limites são:

  • Faturamento anual de até R$ 81.000,00;
  • Não possuir participação em outra empresa como sócio ou titular;
  • Não ter mais de um empregado.

Caso o empresário ultrapasse um desses limites, ele deverá ser desenquadrado da categoria de MEI e passar a ser enquadrado em outra categoria empresarial, como ME (Microempresa) ou EPP (Empresa de Pequeno Porte). Além disso, pode ser que o empresário deverá pagar retroativamente os impostos e contribuições que deixou de pagar enquanto estava enquadrado como MEI.

É importante lembrar que o desenquadramento de MEI pode ser uma decisão estratégica para o negócio. Caso a empresa esteja crescendo e ultrapasse os limites estabelecidos para o MEI, pode ser mais vantajoso desenquadrá-la e passar a ser enquadrado em outra categoria empresarial que permita um maior crescimento e desenvolvimento do negócio.

A WMS Contabilidade Digital oferecemos serviços especializados em consultoria empresarial e fiscal. Nossa equipe de especialistas pode ajudá-lo a avaliar o enquadramento da sua empresa e identificar se o desenquadramento de MEI pode ser uma opção estratégica para o seu negócio. Clique aqui para saber mais.

Newsletter

Receba novos artigos no seu email gratuitamente