O que é regime tributário?
É o sistema que estabelece a cobrança dos impostos de cada CNPJ de acordo seu com faturamento, dentro de cada regime será definido os tributos que serão pagos ao governo de acordo com a lei específica de cada um, a escolha do tipo de regime deve ser feita durante a abertura da empresa.
Dentre esses regimes tributários existem o Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido, vamos falar um pouco de cada um de forma resumida para que você possa entender sobre cada um deles:
Simples Nacional
É o regime tributário onde a arrecadação dos impostos é feita de forma compartilhada em uma única guia, sendo a participação de todos os entes federados (União, Estados, Distrito Federal e Municípios), esse regime oferece ainda a opção de alíquota menor que pode variar de acordo com faturamento e atividade da empresa, e tendo também um limite de faturamento de acordo com o porte da empresa que não pode ultrapassar.
Lucro Real
O regime tributário onde os impostos são arrecadados baseados no lucro da empresa e incide sobre o faturamento mensal ou trimestral conforme a escolha do empresário, esse regime pode ser optado de acordo com a atividade desenvolvida e faturamento, a forma da arrecadação não é feita de forma unificada, dessa forma os tributos são recolhidos de forma individual.
Lucro Presumido
Regime Tributário onde a arrecadação dos impostos é feita de forma estimada do lucro da empresa, o cálculo é feito conforme a atividade desenvolvida pela empresa que pode variar entre 1,6% e 32% da receita.
Lembrando que o regime tributário, não é permanente, e pode ser alterado por diversos motivos. A WMS Contabilidade Digital oferece esse estudo tributário e maiores informações sobre cada regime tributário, a fim de evitar impostos desnecessários. Entre em contato com nosso time de contadores para mais informações!