O processo de admissão de funcionários é a contratação de novos colaboradores, gerando muitas expectativas tanto para a empresa, desejando que seja um excelente profissional, como para o novo colaborador, que deseja que seja uma empresa muito boa para o trabalho. Para evitar erros, preparamos uma checklist admissional para não esquecer de nenhum detalhe importante, não se trata de algo difícil, mas é preciso atenção para cumprir todos os passos dentro da lei.
O que é admissão?
Admissão é o processo de formalizar a contratação de um novo colaborador dentro da empresa. Levando em consideração uma série de procedimentos para autorizar prestação de serviços via pessoa física ou jurídica.
Além da formalização, também devemos encarar outras questões, tais como: Essa contratação atenderá aos interesses da empresa? Como integrar o novo colaborador no dia a dia da empresa?
Documentos para admissão de funcionários
Após o candidato ser aprovado no processo seletivo, será solicitado toda a documentação e orientação quanto aos cumprimentos das formalidades:
- Lista de documentos necessários
- Foto 3×4;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Carteira Digital;
- Documento de Identidade;
- Comprovante do CPF;
- Número de PIS;
- Título de eleitor;
- Comprovante de endereço;
- Certificado de reservista (homens maiores de idade);
- Certidão de nascimento dos filhos – Caderneta de vacinação ou equivalente (filhos até 6 anos de idade; comprovante de invalidez (dependente maior de 14 anos; declaração de frequência escolar emitida pela instituição de ensino (filhos maiores de 6 anos);
- Em alguns casos, quando necessários:
– Carta de recomendação;
– Diplomas e cerificados de conclusão;
– Carteira de motorista;
– Carteira de Conselho Profissional.
- Prazo para apresentar os documentos;
- Data do exame admissional: O exame é uma etapa do processo de um colaborador onde avaliam o físico e o mental do novo colaborador;
- Data do inicio da prestação de serviços;
- Condições da contratação;
- Aviso de que o não cumprimento implica na possibilidade de desistência da oferta.
Após essas formalidades acima citadas, inicia o processo burocrático:
- Elaborar o contrato: O contrato de trabalho deve conter a remuneração, jornada de trabalho, data de admissão, tipo de contratação, direitos e deveres das partes. Lembrando que tudo isso deve ficar dentro dos tetos e pisos previstos em Lei. Outros itens que podem compor o contrato são prêmios, comissões, planos de saúde, dentre outros benefícios;
- Realizar as anotações na CTPS: As informações sobre a contratação também deverão estar anotadas na CTPS (Digital ou Física), dentro do prazo de 48 horas após a admissão deverá conter as informações do empregador, cargo, CBO, data de admissão, remuneração e condições especiais;
- Cadastrar a Admissão no E-social: Desde de 10/04/2019, com a implementação do E-social devemos lançar de forma digital as admissões, sendo o prazo para o envio das informações um dia útil imediatamente anterior da prestação de serviço.
- Demais providências: Agendamento do exame admissional; verificar a necessidade de solicitação de vale transporte e banco de horas; atualizações de documentos internos da empresa; convocação do colaborador para assinatura da documentação.
Após todo este processo, o novo colaborador esta apto para iniciar a prestação de serviço juntamente com a empresa. Mas a parte boa, é que você pode contar com o time de RH da WMS Contabilidade Digital para registrar seus funcionários! Entre em contato conosco clicando aqui.