Essa é uma dúvida de muitos empresários(a), mas afinal, para que serve o certificado digital na empresa, e por que toda pessoa jurídica deve possuí-lo? Confira essa e outras questões neste artigo:
Para que serve o certificado digital?
Certificado digital é um documento vinculado ao CPF do titular da empresa ativo na Receita Federal, possui informações da empresa como CNPJ, razão social, RG, CPF e data de nascimento, e valem de 1 a 3 anos. É utilizado para envio de declarações ao governo, assinar documentos virtualmente, acessar sites do governo, entre outros processos importantes, evitando um gasto maior e otimizando as atividades, pois evita que o cliente reconheça firma de alguns documentos.
Todas as empresas que emitem nota fiscal precisam de um certificado digital, pois para consulta e levantamento da movimentação das notas é utilizado o certificado. Empresas que tem funcionários também precisam ter, afinal de contas, para a folha de pagamento utiliza-se o certificado.
Tipos de certificado digital
Existem dois tipos de certificado, A1 que é arquivo salvo apenas no computador, A3 que é um dispositivo móvel (cartão, token), porém indicamos o e-CNPJ A1, que é salvo no computador para evitar problemas com acesso.
Como é feita a emissão?
Para a emissão do Certificado da empresa é bem simples, basta entrar em contato com a certificadora desejada para se informar sobre o valor do certificado, a documentação necessária, como funciona a tiragem, entre outras dúvidas que o cliente tiver. Algumas certificadoras aceitam a compra do certificado pelo site e a tiragem por videoconferência, o que facilitou muito a emissão, porém, caso o cliente prefira, existem certificadoras que aceitam a tiragem presencial.
A WMS Contabilidade está sempre disposta a auxiliar seus clientes com isto, entramos em contato com o cliente para emissão e renovação do certificado digital, agendamos tiragem de certificado para nossos clientes e sanamos dúvidas referente a este documento que é tão importante para manter a empresa regularizada.